Brasília


 Enviar matéria por e-mail

Eclipse total da Lua poderá ser visto de Brasília

Tamanho da Fonte      Redação Mais Comunidade 15/06/2011 às 09:10

Os brasileiros poderão acompanhar no dia 15 de junho mais um eclipse da Lua. No entanto, o espetáculo não poderá ser observado completamente. De acordo com a Nasa, apenas o estágio final deve ficar visível para o Brasil.

Com exceção da América do Norte, os demais países poderão acompanhar o eclipse a partir das 14h24 (horário de Brasília) do dia 15. No Brasil, o eclipse deve estar visível por volta das 18 horas e deve ter menos de duas horas de duração.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra bloqueia a luz do Sol para a Lua. O processo em que a Lua ficará completamente coberta irá durar 1h41 – nesse período, a Lua pode ganhar uma coloração avermelhada.

Este será o único eclipse visível este ano em Brasília, onde o evento poderá ser acompanhado entre as 17h43 e as 19h02. O último eclipse desse tipo presenciado no país foi em 21 de dezembro do ano passado, durante a madrugada. A previsão é de que fenômeno se repita apenas em setembro de 2015.

O Clube de Astronomia de Brasília (Casb) montará equipamentos para observação na Praça dos Três Poderes. Eles ficarão à disposição do público, muito embora o eclipse possa ser visto a olho nu. Na ocasião, professores e alunos do curso de geografia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) darão apoio técnico e dicas aos interessados.


Classificação Atual       ( 23 ) Dê a sua classificação: