Esportes


 Enviar matéria por e-mail

Antes de mudar o estilo de vida, faça um check-up cardíaco

A avaliação cardiológica é imprescindível para entender como está a saúde do coração e não comprometer o corpo

Tamanho da Fonte     Christiana Ribeiro  Imagem Corporativa 04/02/2014 às 12:48

O início do ano é sempre marcado por promessas de mudanças. Uns querem emagrecer, outros se comprometem a cuidar mais da saúde. O cardiologista Jairo Gomes Ribeiro Junior, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, explica que manter uma vida saudável ajuda a prevenir doenças, principalmente, as ligadas ao coração.

 

“Boa parte dos problemas cardíacos tem como pano de fundo o estilo de vida do indivíduo. Fatores como sedentarismo, sobrepeso, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são as principais causas externas para doenças cardiológicas”, alerta o especialista.

 

Para melhorar a qualidade de vida, as pessoas, normalmente, mudam os hábitos alimentares, iniciam atividades físicas, consultam médicos e fazem exames. “Antes de alterar qualquer rotina, é fundamental fazer um check-up cardíaco, para entender como está a saúde do coração e não comprometer o corpo”, reforça Dr. Jairo.

 

O médico acrescenta que os atletas, as pessoas que realizam muito esforço físico ou que tenham familiares de primeiro grau com problemas cardíacos, devem fazer consultas com o especialista anualmente, independente da idade. “Antes da prática de qualquer exercício, a pessoa deve procurar um cardiologista para ele avaliar as condições cardiológicas. Atividades que demandam grande esforço ao corpo podem ser prejudiciais aos cardiopatas, podendo levar a morte súbita por arritmia cardíaca”.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: