Esportes


 Enviar matéria por e-mail

Brasil bate Sérvia e avança à semifinal da Liga Mundial

Tamanho da Fonte      Agência Estado 22/07/2010 às 23:48

A Sérvia entrou em quadra para a partida contra o Brasil, pela Liga Mundial de Vôlei, sedenta por uma revanche. Em 26 de julho de 2009, os brasileiros fizeram 3 a 2 sobre os sérvios, em Belgrado, e levantaram o oitavo título da competição. O jogo desta quinta-feira, em Córdoba, na Argentina, foi bem menos polêmico, mas o placar foi o mesmo: Brasil 3 a 2 e vaga garantida nas semifinais.

E parecia que as pretensões sérvias se concretizariam. Com muitos erros da defesa brasileira, chegaram a estar à frente em sets por duas vezes. Mas o Brasil, apoiado em um bom desempenho de seu ataque, chegou ao empate por duas vezes e venceu a partida em um disputado tie-break - o quarto entre as partidas da Liga até agora.

O primeiro set foi disputado ponto a ponto. Com um empate em 15 a 15, a Sérvia abriu vantagem após o segundo tempo técnico. Explorando bem o bloqueio brasileiro, os sérvios fecharam em 25 a 21. O Brasil voltou para a quadra na segunda parcial com Sidão e Giba - atendendo aos gritos da torcida - no lugar de Lucas e Dante. Com um bloqueio mais eficiente, a seleção viu a Sérvia tentar equilibrar o confronto, sem sucesso. Em um erro do ataque adversário, vitória brasileira: 25 a 22.

O terceiro set começou com uma vantagem brasileira, mas logo o time começou a errar muito, irritando o técnico Bernardinho. A Sérvia virou e chegou a abrir seis pontos de vantagem. O Brasil engrossou o jogo, mas seguidos erros de saque complicaram a reação. Sem grandes dificuldades, os sérvios fecharam com 25 a 18.

Novamente em desvantagem no placar, Bernardinho conversou muito com o grupo antes da volta para o quarto set. Com viradas para ambos os lados, o Brasil acertou a mão no ataque e cresceu no jogo. Com dois belos e fortes saques de Marlon e erros sérvios, set brasileiro por 25 a 20.

A vitória parece ter dado motivação extra para a seleção brasileira entrar no tie-break. Após um começo disputado, o ataque do Brasil garantiu vantagem durante o set. O Brasil chegou a abrir 11 a 8, mas os sérvios chegaram ao empate. Os erros de ataque, no entanto, foram fatais. Sidão fez 15 a 14 em um belo ataque e o bloqueio garantiu a passagem do Brasil para as semifinais: 16 a 14.

Com a vaga conquistada, o Brasil agora aguarda o adversário, o segundo colocado do grupo F. Itália e Cuba se enfrentam nesta sexta, às 17h30 (de Brasília), para decidir quem avança para a próxima fase.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: